domingo, 27 de janeiro de 2013

Qual a sua concepção de saúde?

Nesse domingo, o Brasil foi abalado com a notícia de um incêndio em uma boate na cidade de Santa Maria - RS que deixou mais de 200 mortos, jovens universitários em maioria.

A mobilização foi grande em todo país, sejas nas cidades próximas ou nas redes sociais, as pessoas se mobilizaram para ajudar seja com trabalho ou doação de sangue, por exemplo.

Incêndio deixa mortos em boate de Santa Maria (Foto: Germano Roratto/Agência RBS)
Hoje se discute muito a saúde enquanto atendimento, prevenção e promoção sempre no âmbito de comunidades prezando pela qualidade de vida e hábitos que te levam a "ter saúde". No entanto, será que somente as suas atitudes, sejam elas hábitos diários ou alimentação, irão definir a sua saúde?


Diante desta tragédia, percebemos como a saúde pode ser arruinada por determinantes que estão além do alcance do próprio individuo, mas que foram determinadas por atitudes/decisões da sociedade em que ele vive.

Segundo os bombeiros, o alvará do local estava vencido desde agosto de 2012 devido à falta de uma saída de emergência em caso de incêndio. Não obstante a isto, o local continuava realizando eventos noturnos. Como isso é possível? A falta de fiscalização do local, assim como a transgressão da boate ao realizar eventos com o alvará vencido, foi determinante para a saúde de todos os presentes na boate, levando alguns a morte e outros a sérios agravos.

Independente de culpabilizar um indivíduo, essa situação nos leva a refletir, toda a nossa concepção de sociedade e cultura refletem na saúde que temos hoje no Brasil, ou seja, somente quando mudarmos a mente das pessoas e elas entenderem que não vivemos sozinhos e que nossas atitudes refletem na vida do coletivo poderemos melhorar as condições de saúde em nosso país.

O Blog Impaciente se solidariza com as famílias das vítimas e toda a população de Santa Maria, desejando que consigam superar esse momento de aflição e dor.

Um comentário: