quarta-feira, 15 de agosto de 2012


A prática de exercícios na Hipertensão Arterial:

Mais uma vez continuamos a falar sobre cuidados simples que você pode ter para melhorar a sua saúde. Há algumas semanas demos dicas para uma alimentação saudável, que ajude no controle da Hipertensão Arterial e hoje, falaremos sobre atividade física. Caso você queira rever a definição, sintomas e as possíveis complicações dessa doença, acesse a postagem do dia 31 de julho.

O exercício é fundamental para qualquer pessoa que queira uma melhor qualidade de vida. Porém, é especialmente importante para os hipertensos, pois além de diminuir a pressão arterial e favorecer o controle de peso, reduz em muito o risco de doença arterial coronariana, acidentes vasculares cerebrais (os derrames) e a mortalidade em geral.

A recomendação para a atividade física deve levar em conta a frequência, intensidade e modo de realização do exercício. O ideal é que você realize 30 minutos de atividade moderada, cinco vezes por semana, totalizando, pelo menos, 150 minutos de exercícios semanais. Esses 30 minutos podem ser contínuos (30 minutos diretos de exercício) ou intercalados: duas séries de 15 minutos (de manhã e a tarde) ou três de 10 minutos, por exemplo. O efeito é o mesmo!

Como dissemos, a atividade deve ser moderada! Um exercício é dito moderado quando aumenta a frequência cardíaca e a respiratória da pessoa, mas sem impedir a possibilidade de um diálogo durante a sua prática. Ou seja, você deve ser capaz de realizar o exercício conversando com alguém. É muito importante saber que a atividade não deve ser fatigante! Nesse caso, ela deixaria de ser moderada para ser intensa, o que não é o nosso objetivo.

Para se exercitar você não precisa, necessariamente, estar matriculado numa academia. É possível incorporar o exercício às suas atividades diárias, como caminhar, subir escadas, realizar funções domésticas dentro e fora de casa.

Seguindo as dicas de alimentação e praticando exercícios, você pode controlar muito melhor a sua pressão arterial. Experimente!

Aproveite sua visita ao blog do (im)Paciente e comente seu atendimento médico em: http://www.impaciente.org/

Fonte: Caderno de Atenção Básica de Hipertensão Arterial Sistêmica do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário