Em 2012, foram realizados, aproximadamente, três
milhões de atendimentos por meio do Disque Saúde – 136.
Por meio dessas ligações o ministério conseguiu esclarecer a população sobre
dúvidas sobre como deixar de fumar, doenças, medicamentos, ações e programas;
campanhas, como as de doação de sangue e
de órgãos e dengue; Lei de Acesso à Informação;
e Farmácia Popular.
A
população pode fazer solicitações, sugestões, reclamações ou elogios, além de
solicitar informações sobre diversos temas relacionados à saúde. As pessoas
também podem fazer denúncias, para o ministério tomar conhecimento de
irregularidades e alertar os responsáveis. Tudo isso está sendo feito pelo
Ministério da Saúde para intensificar a comunicação com a população e melhorar
a qualidade do SUS.
Saiba como entrar em contato com a Ouvidoria do SUS:
Telefone 136 – Em 2011, o Ministério da Saúde solicitou à Anatel a troca do número 0800 61 1997 pelo número 136. O objetivo é facilitar a memorização e o acesso da população à Ouvidoria e serviços de orientação. O atendimento funciona 24 horas. A ligação pode ser feita, gratuitamente, de telefones fixos, públicos ou celulares, de qualquer local do país. De segunda a sexta-feira, de 7h às 22 horas, atendentes recebem as manifestações dos usuários do SUS.
Saiba como entrar em contato com a Ouvidoria do SUS:
Telefone 136 – Em 2011, o Ministério da Saúde solicitou à Anatel a troca do número 0800 61 1997 pelo número 136. O objetivo é facilitar a memorização e o acesso da população à Ouvidoria e serviços de orientação. O atendimento funciona 24 horas. A ligação pode ser feita, gratuitamente, de telefones fixos, públicos ou celulares, de qualquer local do país. De segunda a sexta-feira, de 7h às 22 horas, atendentes recebem as manifestações dos usuários do SUS.
No
atendimento humanizado do Disque Saúde, os teleatendentes têm à disposição o
Banco de Informações Técnicas em Saúde (BITS), com mais de dois mil dados sobre
temas diversos.
Carta SUS – A Carta SUS já
foi enviada para 10,1 milhões de usuários do SUS, que podem avaliar o
atendimento e os serviços prestados nos hospitais da rede pública e nas
unidades conveniadas, inclusive com críticas, elogios e sugestões de melhorias.
As correspondências irão reforçar o controle contra o desperdício de recursos,
a partir da colaboração da população.
E você, gostaria de opinar sobre o atendimento médico que vem recebendo na rede privada e também na pública? Então, acesse o site do (im)Paciente e comente: www.impaciente.org
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