sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Solidariedade Internacional

Argentina e Uruguai fizeram doações de pele e de membrana amniótica (tecido) ao Brasil. O material vai ser usado na recuperação de vítimas do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), que sofreram queimaduras.


Argentina e Uruguai doam pele para vítimas internadas após incêndio Marcelo Oliveira/Agencia RBSUma força-tarefa organizada de forma emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, na segunda-feira, dia 28 de Janeiro, as doações em pele humana e de membrana amniótica feitas pelos governos da Argentina e do Uruguai para socorrer as vítimas do incêndio na boate Kiss em Santa Maria (RS), ocorrido no domingo, dia 27. A pele e a membrana são empregadas para recuperar partes do corpo atingidas pelas chamas. A doação encaminhada de Buenos Aires e de Montevidéu já foi liberada pela agência para seguir aos hospitais onde estão internados os sobreviventes.

Em entrevista coletiva o ministro da saúde Alexandre Padilha afirmou que há 65 vítimas do incêndio internadas em hospitais de Santa Maria, das quais 27 em estado grave, e outros 53 pacientes atendidos na rede hospitalar de Porto Alegre. O número oficial de mortes divulgado é de 235 pessoas.

Os estoques do banco de pele da Santa Casa da Misericórdia de Porto Alegre foram insuficientes para atender os 118 pacientes encaminhados aos hospitais da cidade e atendidos em Santa Maria. A instituição recebeu, além das remessas dos governos da Argentina e do Uruguai, doação de pele e membrana do Hospital das Clínicas da USP e do Imip.

Felizmente, existe solidariedade após uma tragédia tão significativa como esta. Por outro lado, historicamente vemos que o país não aprende com seus erros e os fatos, por mais desastrosos que sejam, acabam sendo esquecidos quando outras notícias ganham foco na mídia.

Temos visto nos noticiários uma onda de fiscalização em casas de festa, boates, teatros, etc. Mas, até quando isso irá durar? Será que passado alguns meses desse episódio a fiscalização irá afrouxar novamente e outras boates continuarão a funcionar sem todas as precauções necessárias, como saídas de emergência bem sinalizadas?

Espera-se que o momento de comoção que toma conta do o país sirva para mudarmos efetivamente a nossa conduta e para que possamos abandonar um pouco a nossa passividade em relação ao que acontece a nossa volta.

Aproveite sua visita e comente seu atendimento médico no site do (im)Paciente.
Acesse: www.impaciente.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário