quarta-feira, 6 de março de 2013

Cura para o HIV?

Como você viu no blog do (im)Paciente ontem, a sociedade foi surpreendida pela notícia da cura de um bebê portador de HIV. O segundo caso de cura do HIV levanta uma pergunta ao ar: será que um dia existirá cura para a AIDS, e para o HIV?

O desejo de uma resolução para a grande epidemia do século XX é forte entre todos, e notícias como essa dão esperança aos milhões de portadores do vírus, que apesar das muitas conquistas já obtidas com os avanços na terapia antirretroviral, ainda sofrem com efeitos da doença e dos próprios medicamentos.

Ainda não se sabe se a criança americana realmente foi curada do HIV. Ela recebeu a terapia antirretroviral 30 horas depois de ter nascido, procedimento normalmente não adotado. Sua mãe descobriu ser portadora do vírus apenas no momento do parto, por não ter realizado pré-natal adequadamente. A criança foi tratada por 18 meses. Atualmente tem dois anos de idade, e mesmo sem a terapia antirretroviral, os testes para detecção de vírus no sangue continuam dando negativo. É importante ressaltar que a criança nasceu com níveis já baixos de carga viral.

O primeiro caso de cura do HIV ocorreu em um paciente extremamente atípico. Timothy Brown, curado completamente da AIDS, possuía um tipo raro de leucemia, cujo tratamento foi remoção total e transplante de medula óssea, trocando todo seu sistema imunológico e produtor do sangue, o que é extremamente arriscado. Apesar de realmente ter acontecido a cura, seu caso dificilmente poderia ser extrapolado para a situação vivida para outras pessoas. Com esta criança, é diferente. Milhões de crianças nascem pelo mundo todo filhas de mães contaminadas pelo vírus, e a notícia de que um tratamento precoce possa curar a doença é um alento e uma esperança para a solução do grande problema que atualmente é o HIV, especialmente em certos países do continente africano.

Há sempre que se ter cautela com soluções milagrosas para doenças. Notícias como a questão do Truvada, medicamento sugerido nos EUA para a prevenção da contaminação pelo HIV (condicional ao uso de camisinha) devem ser interpretadas criteriosamente. Não há pílula mágica para doença alguma, muito menos para uma doença da complexidade que é a provocada pelo HIV. Até o momento, a mágica está em fazer sexo seguro, usando preservativo masculino ou feminino, vigiar criteriosamente os bancos de sangue, e prevenir a transmissão materno-infantil do vírus. Conforme avançam as pesquisas, novas frentes de combate vão se consolidando, e chegamos mais perto do fim da epidemia.

O profissional de saúde é fundamental no esclarecimento da população quanto aos meios de prevenir a infecção por HIV. Isso faz parte de um cuidado maior da saúde, que inclui o autocuidado do corpo, em todos os seus aspectos: saúde reprodutiva, alimentação, exercícios, relacionamentos... Por isso, é importante que de vez em quando se visite um serviço de saúde para saber se está cuidando bem de si mesmo, e como melhorar.

Você já fez isso? Se sim, comente em http://impaciente.org/ como foi seu atendimento!

2 comentários:

  1. Deus abençoe o Dr. Abai por seu maravilhoso trabalho na minha vida, fui diagnosticado com HIV desde 2013 e eu estava tomando minha medicação ARV, não estava satisfeito com a necessidade de tirar o HIV do sistema do meu corpo, procurei uma possível cura para HIV Eu vi um comentário sobre como o HIV é curado com ervas medicinais, eu o contactei e ele me guiou. Pedi soluções, o remédio para a minha saúde começou, ele me enviou a medicina herbal através de serviços de correio. Peguei drogas prescritas para ele e 10 dias depois eu fui curada de HIV, o Dr. Abai é verdade que eles são um grande homem, também precisa de sua ajuda? Visite seu site: drabaiherbalcure.webs.com bcontact ele através de seu NÚMERO DE WHATSAPP +2348156769001, ou entre em contato com ele por e-mail: drabaiherbalcure@yahoo.com

    ResponderExcluir
  2. O ótimo medicamento fitoterápico do Dr. imoloa é o remédio perfeito para o vírus HIV, eu fui diagnosticado com HIV por 8 anos e todos os dias estou sempre pesquisando, procurando uma maneira perfeita de me livrar dessa doença terrível, pois sempre soube que o que precisamos pois nossa saúde está bem aqui na terra. Assim, em minha pesquisa na internet, vi alguns testemunhos diferentes sobre como o Dr. imoloa conseguiu curar o HIV com seu poderoso remédio herbal. Decidi entrar em contato com este homem, entrei em contato com ele para obter o remédio herbal que recebi através do serviço de correio da DHL. E ele me guiou sobre como fazê-lo. Pedi-lhe soluções e bebi o remédio herbal por boas duas semanas. e então ele me instruiu a ir verificar o que eu fiz. eis que eu era (VIH NEGATIVO) .Obrigado a Deus pelo dr imoloa usou seu poderoso remédio herbal para me curar. ele também tem cura para doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas costas, entorse nas costas, Transtorno bipolar, Tumor cerebral, maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do disco cervical, doença cardiovascular, Neoplasias crônicas doença respiratória, distúrbio mental e comportamental, fibrose cística, hipertensão, diabetes, asma, artrite inflamatória auto-imune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, doença de Celia, linfoma , Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer - drimolaherbalmademedicine@gmail.com / call ou {whatssapp. +2347081986098

    ResponderExcluir