quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Ano-Novo, vida nova

Um ano vai acabando, o outro já vem raiando, e em meio a muitos fogos, champagne e canções de "adeus, ano velho, feliz Ano-Novo", surgem as famigeradas promessas de Ano-Novo. Quase todo mundo promete que vai fazer ou deixar de fazer alguma coisa na virada do ano (inclusive esta pessoa que humildemente vos escreve).

Dizem que vão parar de fumar, beber menos, fazer dieta, praticar mais exercícios... E tentam começar tudo sozinhos! É claro que, como quase toda promessa de Ano-Novo, esse tipo de decisão termina em furada. Quer algumas dicas de como cumprir sua promessa, e não deixá-la para 2014? Veja só:

1. Determinação: nunca prometa aquilo que você não está a fim de cumprir. Para tudo nessa vida se precisa de motivação. Quer parar de fumar mas acha que não vai conseguir? Pense no quanto isso incomoda seu filhinho, que tem alergia ao cigarro. Pense no quanto sua esposa vai gostar quando você não cheirar mais a cigarro. Quer praticar mais exercícios? Pense em como vai fazer bem para a sua aparência, o quanto sua qualidade de vida vai melhorar. Enfim, reflita sobre seu desejo e arrume um motivo.


2. Meta: dizer que vai beber menos, chegar no dia 1º de janeiro e tomar aquela cervejinha na praia, tudo bem. Mas chegar ao dia 1º de junho e tudo continuar na mesma é sinal de que alguma coisa está errada. Marque uma data para começar a realizar seu desejo. Prepare-se para começar, seja comprando o material necessário, montando uma tabela, procurando saber como se faz, mas prepare-se. Começar às cegas é ótimo para adiar sua promessa.


3. Ajuda: às vezes, buscar os meios para começar sua dieta, ou parar de fumar, pode ser meio complicado. Já procurou um profissional da saúde para saber como vai ser daí para frente? Eles têm muito a acrescentar para você chegar lá, e podem até aliviar algumas preocupações e lembrar de alguns riscos que virão junto com sua jornada de Ano-Novo. Procure um médico, nutricionista, uma clínica, não é preciso andar sozinho!

O Ano-Novo é sempre uma oportunidade de se reinventar e mudar para melhor. Já pensou no que deseja para 2013? Ainda não? Que tal visitar http://impaciente.org/ para saber quem procurar para ter uma saúde melhor no próximo ano? Aproveite para, depois, comentar como foi o seu atendimento!

Um 2013 cheio de felicidade, realização e saúde,
É o que deseja a equipe do (im)Paciente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário