domingo, 16 de dezembro de 2012

Quando levar um bebê ao dentista pela primeira vez?

Algo muito divulgado atualmente é a necessidade de uma boa higiene bucal. Mas, com que idade devemos levar as crianças pela primeira vez ao dentista? Como saber quando esta visita passa a ser necessária? Visando auxilar os leitores do (im)Paciente, fomos atrás da resposta para você.

Segundo o Ministério da Saúde, recomenda-se que a primeira visita seja feita aos 6 meses de idade aproximadamente, mesmo que ainda não tenha nascido nenhum dente de leite. Segundo Gilberto Pucca, Coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, "Quanto mais cedo levar a criança a um profissional, melhor", pois ele diz que nesta consulta será avaliada a estrutura bucal da criança, permitindo identificar fatores de risco prematuramente e informar aos pais qual a melhor conduta, além de conversar com os pais sobre alimentação saudável, benefícios da amamentação e aspectos gerais da higiene.

O coordenador reforça que o momento da higienização bucal seja prazeroso para a criança. Ao tornar esta tarefa uma obrigação, facilmente a criança perde o interesse. Além disto, um ótimo artifício para internalizar na criança a necessidade da limpeza diária dos dentes é o exemplo que elas tem dos pais. Ao ver que os pais fazem isto rotineiramente, as crianças acabam por internalizar esta atividade como parte do seu cotidiano mais facilmente. Portanto, se quer que seus filhos tenham uma ótima saúde bucal, comece você pela sua para dar o exemplo.

Essas são as dicas de hoje sobre saúde bucal. Fique atento para as próximas!



Aproveitando a sua visita, acesse http://www.impaciente.org/ e comente seu atendimento médico!

Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/2241/162/ida-ao-dentista-deve-ocorrer-antes-da-1a-denticao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário