quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Pequenas mudanças, grandes benefícios

A prática regular e constante de atividade física tem seus benefícios mais do que comprovados e isso já não é mais novidade. A adesão à variadas modalidades, como caminhadas, corridas, natação e etc, além de prevenir diversas doenças, confere melhor estilo de vida, alteração de humor (para melhor), momentos de prazer e alegria.

Ultimamente, vem chamando a atenção, o aumento da divulgação, seja na TV seja em outras mídias, sobre as práticas esportivas e seus benefícios para a saúde e também para o tratamento de algumas doenças. Não que tal veiculação seja ruim, pelo contrário. O incentivo a atividade física é algo louvável, ainda mais em tempos como os atuais, nos quais ainda aumentam os números de indivíduos que sofrem com doenças como diabetes e hipertensão.

Tão importante quanto os exercícios físicos é a aquisição de uma alimentação balanceada. O equilíbrio entre esses hábitos é a receita segura para uma vida saudável. Porém, por diversas vezes, por falta de recursos ou  de tempo, acabamos deixando de lado um ou o outro, na pior da hipóteses, deixamos ambos.

Por mais difícil que seja, com um pouco de criatividade e dedicação é possível por em prática aqueles desejos que tanto nos prometemos a cada entrada de novo ano. Dando um passo de cada vez e mantendo a perseverança é possível sim. Mesmo que em pequenas atitudes a mudança é real e positiva.

Alguns blogs sugerem: "Refeições no mesmo horário, os lanchinhos devem ser nutritivos e pouco calóricos e servidos até 2 horas antes das refeições principais, limitar as bebidas à 125 ml de suco e 500 ml de leite por dia, sirva porções completas e pequenas e não force a criança para terminar tudo, evite distrações como jogos e televisão durante as refeições."

Para a prática esportiva, a substituição de elevadores e escadas rolantes por escadas normais é um bom começo. Além disso, deixar o carro na garagem e optar por uma caminhada e o transporte público, além de contribuir com o meio ambiente e com a diminuição do trânsito nos grandes centros, faz muito bem à saúde.

Exemplos como esses, mostram que não é preciso academias futurísticas  e caras, assim como personal trainer ou mudanças radicais na alimentação. Nas nossas atividades diárias descobrimos pequenas atitudes passíveis de alterações, com excelente relação custo/benefício.Outra dica é a prática de alongamentos dentro da própria casa, pela manhã e no final do dia.

Durante o mês de novembro, se reforçou o combate ao diabetes e, assim, não custa lembrar que pequenas atitudes podem causar repercussões imensas para a saúde de cada um. É hora de deixar a preguiça de lado e começar a melhorar o nosso estilo de vida. Vale a pena! É saudável! Curta essa ideia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário