quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Quem cuida da minha alimentação?

Todo mundo já viu, ou já ouviu falar dessa cena: você chega ao consultório médico com o resultado de um exame, e um resultado vem alterado. Por exemplo, o seu colesterol LDL vem elevado. O médico explica pra você o perigo de se ter o colesterol alto, o quanto é arriscado para a saúde, e o quanto é importante você se cuidar. E dentre um milhão de recomendações, conselhos e receitas, vem aquela frase - "Você precisa comer melhor." Ele te passa a receita de um remédio para controlar o colesterol, a consulta termina, vocês apertam as mãos e você vai porta afora com aquela frase pairando no ar: "Você precisa comer melhor." Mas como?

Cuidar da própria nutrição é uma tarefa que depende muito de cada indivíduo, mas existem profissionais que podem trabalhar em conjunto para ajudar você a ter uma dieta saudável, balanceada, gostosa e viável do ponto de vista financeiro. Vamos falar de cada um deles aqui.




Quando se fala em orientação nutricional, o primeiro profissional que se vem em mente é o Nutricionista. Também pudera. Os nutricionistas atualmente têm crescido muito não só na área da saúde, mas também no mercado da indústria de alimentos, restaurantes, esportes e publicidade. Uma das tarefas dos nutricionistas, segundo o Conselho Federal de Nutrição, é "assistência e educação nutricional a coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições públicas e privadas e em consultório de nutrição e dietética". Sendo assim, ele é o principal responsável por ajudar as pessoas a ter uma alimentação saudável.

Outro profissional que também tem um papel importante é o Nutrólogo. Este é um médico clínico, especializado em doenças relacionadas à alimentação. Ele atua na promoção à saúde, e na prevenção, diagnóstico, tratamento e recuperação de doenças relacionadas à nutrição, como a obesidade, diabetes mellitus, gastrite e outras. Essa especialidade tem perdido espaço nos últimos anos para os nutricionistas, mas ainda existem muitos médicos Nutrólogos.


Porém, o cuidado à alimentação não é responsabilidade de profissionais especializados. Qualquer enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, médico, técnico de enfermagem, tem seu papel na promoção de uma alimentação saudável, e cada pessoa também tem sua responsabilidade em cuidar de si próprio, para poder viver feliz e saudável, comendo desde alface até chocolate!


Quer saber mais? Acesse:

Associação Brasileira de Nutrologia - http://www.abran.org.br/

Conselho Federal de Nutricionistas - http://www.cfn.org.br/


Aproveite sua visita por nosso blog e comente seu atendimento médico em http://impaciente.org/!

Nenhum comentário:

Postar um comentário